O Projeto Lotus I inaugura a atuação da Lotus Brasil. É um empreendimento que contribuirá para o desenvolvimento do país, por meio da construção de um mineroduto, que ligará o Norte de Minas à Bahia. O recurso a ser transportado é chamado pellet feed: uma polpa fina de minério de ferro de baixo teor, que será produzido pela Sul Americana de Metais (SAM).
O minério de ferro é fundamental para a manutenção das demandas industriais e cotidianas em todo mundo, pois é a matéria prima do aço. Esse metal pode ser encontrado desde em estruturas de prédios e estações de trem até embalagens, instrumentos médicos e celulares. A Lotus Brasil será responsável, então, pela destinação desse produto ao mercado internacional, fomentando novos negócios para o Brasil.
O empreendimento tem potencial de promoção social e econômico para as regiões onde será instalado, tais como: geração de empregos diretos e indiretos, aumento da arrecadação de impostos, implantação de projetos socioambientais, entre outros. A iniciativa será inteiramente realizada em sintonia com o Governo Federal e poderes públicos de Minas Gerais e Bahia. A Lotus prioriza o cuidado com as pessoas e o meio ambiente. Portanto, todos os processos estarão dentro dos padrões ambientais estabelecidos pelos órgãos responsáveis.