O projeto LOTUS I está na primeira fase de licenciamento ambiental, a Licença Prévia (LP), junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Esse processo é essencial para o início do empreendimento, uma vez que autoriza a concepção do projeto e sua viabilidade ambiental.
Aprovada essa etapa, a Lotus Brasil segue para a obtenção das Licenças de Instalação – para início das obras – e, Operação – quando se inicia de fato a operação da iniciativa.
O processo de licenciamento contribui imensamente para caracterizar a região, por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Esses documentos são elaborados por uma equipe composta por diversos especialistas das áreas de meio ambiente, economia, antropologia, entre outros.
São diversas as dimensões levantadas pelas pesquisas, como objetivo e detalhamento do empreendimento, diagnósticos socioeconômicos, da biodiversidade local e meio físico e programas para monitorar e mitigar possíveis impactos ambientais.